Neste volume, que conclui a série, Dr. Lloyd-Jones mostra a significação dos eventos registrados em Atos 8.1-35 para os leitores atuais. Aqui vemos que a perseguição movida depois do martírio de Estêvão levou a um dramático progresso do evangelho em Samaria e, por meio da conversão do eunuco etíope, alcançando até mesmo à África. Foi assim que as palavras do Senhor a Seus discípulos, que eles seriam Suas testemunhas em “Samaria, e até aos confins da terra”, começaram a ser cumpridas. Estes sermões, pregados entre outubro de 1967 e fevereiro de 1968, estão repletos de elucidações brilhantes sobre tópicos tais como a necessidade humana do evangelho, a obra do Espírito, o caráter sobrenatural do cristianismo verdadeiro, arrependimento e fé, o perigo de uma fé espúria, e o coração e o centro do evangelho nos sofrimentos e na morte de Cristo, nos termos da explicação dada por Felipe ao cidadão da Etiópia. A série sobre Atos foi interrompida pela enfermidade e consequente aposentadoria de Dr. Lloyd-Jones como ministro da Capela de Westminster. Portanto, estes sermões finais recebem uma lancinante agudeza adicional do fato de que “o Doutor” se sentia cada vez mais enfermo. Todavia, quando ele ministrava a Palavra de Deus, era claramente sustentado por sua experiência do poder das verdades que ele apaixonadamente recomendava aos outros.
Nestes sermões constatamos que as verdades expressas pelo apóstolo Paulo não somente constituem uma conclusão apropriada também para os capítulos precedentes, mas além disso são uma chave interpretativa para o passado e o futuro. Elas explicam a história de Israel no Antigo Testamento e a dos judeus e da igreja no Novo Testamento, enquanto antecipam o futuro do povo judaico na igreja cristã.
Romanos - vol. 11 - Para a Glória de Deus (nova edição)
Por que deve o leitor moderno considerar os primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos? Dr. Lloyd-Jones responde: “A fim de descobrir o que é a Igreja Cristã, qual é sua mensagem e o que ela foi destinada a fazer neste mundo”.