Tradição Cristã, A: uma história do desenvolvimento da doutrina - Vol. 2
Pequena descrição do produto
Por volta do ano 600, a doutrina cristã alcançou o que Jaroslav Pelikan definiu como “consenso ortodoxo” – o alicerce para o desenvolvimento da doutrina nos anos seguintes. Os anos 100 a 600 foram um período de grande fermentação e vitalidade quando as afirmações fundamentais do dogma cristão emergiram de uma vastidão de crenças e ensinos. O surgimento da tradição católica é uma história deste período crítico e turbulento.
Neste primeiro volume, Pelikan examina o conceito de tradição conforme formulado contra a heresia antiga. Ele foca a relação sutil entre o que os fiéis acreditavam, o que os professores, tanto ortodoxos quanto hereges, ensinavam e o que a igreja confessava como dogma durante os primeiros seis séculos de crescimento.
Pelikan lida tanto com “a questão formal da tradição quanto com o material produzido por ela, ou seja, com as mudanças e continuidades das várias doutrinas cristãs à medida que elas modelam a história e são modeladas por ela”. O seu foco não é “apenas a mudança, mas também a continuidade; não só o conflito, mas também a concordância”.
Como ele afirmou: “A história da doutrina cristã é o meio disponível mais eficaz para a exposição de teorias artificiais de continuidade que, com frequência, assumem a condição de normativas nas igrejas e, ao mesmo tempo, ela é uma via para a autêntica continuidade da crença, do ensinamento e da confissão cristãos. A tradição é a fé viva do morto; o tradicionalismo é a fé morta do vivo”.
Ficha técnica
No customer reviews for the moment.
Pequena descrição do produto
Pequena descrição do produto
Conheça mais sobre essa grande obra na entrevista feita pelo pastor João Paulo Gouveia, rádio Transmundial, com a sua entrevistada Helen Shedd Bizerra.
https://www.transmundial.com.br/podcasts/george-muller-o-guardiao-dos-orfaos-de-bristol/
Composto por 5 livros organizados em ordem cronológica que facilitam a compreensão do desenvolvimento da doutrina.