Este é o primeiro volume de uma série que reunirá as pregações de Dr. Lloyd-Jones sobre Atos dos Apóstolos. Trata-se de textos expostos dos três capítulos iniciais do livro que, ele asseverou, apresentam “cristianismo autêntico e nada mais.” “O Doutor” estava ciente de quanto o povo precisava “saber exatamente o que é o cristianismo e o que é a Igreja Cristã”. Assim como muitos no primeiro século d.C. olharam para Jerusalém e Roma em busca de respostas aos problemas da vida, assim também pessoas em nossos dias olham na direção errada e precisam ser dirigidas para a única fonte de ajuda real. A mensagem do cristianismo é “Jesus e a ressurreição”. A Igreja no livro de Atos dos Apóstolos estava preparada para viver para esse fim e morrer por ele. Dr. Lloyd-Jones constantemente dirige o leitor ao mesmo Salvador e à mesma vida.
A Epístola aos Romanos é a mais fundamental e básica Epístola no Novo Testamento relativa à fé cristã – especialmente o primeiro capítulo. Daí o Dr. Lloyd-Jones dar-lhe maior ênfase e dedicar-lhe mais pensamento. Ele viu o capítulo um como a suprema demonstração pela necessidade do evangelho, o anúncio de verdades divinas dignas da atenção do mundo inteiro.
E a vida do homem (é) solitária, pobre, sórdida, brutal e curta”, escreveu Thomas Hobbes em Leviathan. Os cristãos não podem escapar dos altos e baixos da vida, e um dos vultos mais cientes disso foi o apóstolo Paulo. Quando escreveu aos membros da igreja que ele tinha ajudado a estabelecer em Filipos, estava sofrendo encarceramento, provavelmente com a execução não muito distante.
Por que deve o leitor moderno considerar os primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos? Dr. Lloyd-Jones responde: “A fim de descobrir o que é a Igreja Cristã, qual é sua mensagem e o que ela foi destinada a fazer neste mundo”.