Este volume é o quinto de uma série de oito. O conteúdo foi originariamente pregado como parte de uma exposição sistemática da Epístola aos Efésios nos cultos dominicais matutinos na Capela de Westminster, Londres, entre 1954 e 1962. É um fato extraordinário que, nos escritos do apóstolo Paulo, grandiosa exposição doutrinária leva sempre a apelos claros, exigentes e práticos para a santidade pessoal e para o crescimento na sabedoria cristã e no caráter cristão. Em nenhum outro lugar isso é ilustrado mais claramente do que em Efésios 4.17-5.17. Todavia, é precisamente neste ponto que falta a tantos cristãos o equilíbrio das Escrituras – ou salientando a doutrina sem explicar as suas implicações para a vida cristã, ou vice-versa. É aqui que Dr. Lloyd-Jones foi considerado um mestre, talvez sem paralelo no século XX. As Trevas e a Luz demonstra por que a sua pregação foi tão grandemente apreciada por sua fidelidade à doutrina e prática apostólica. Magnífica exposição, é também um manual que ensina a viver a vida cristã.
Por que deve o leitor moderno considerar os primeiros capítulos de Atos dos Apóstolos? Dr. Lloyd-Jones responde: “A fim de descobrir o que é a Igreja Cristã, qual é sua mensagem e o que ela foi destinada a fazer neste mundo”.
E a vida do homem (é) solitária, pobre, sórdida, brutal e curta”, escreveu Thomas Hobbes em Leviathan. Os cristãos não podem escapar dos altos e baixos da vida, e um dos vultos mais cientes disso foi o apóstolo Paulo. Quando escreveu aos membros da igreja que ele tinha ajudado a estabelecer em Filipos, estava sofrendo encarceramento, provavelmente com a execução não muito distante.